Monsanto 

Monsanto situa-se a nordeste das Terras de Idanha, aninhada na encosta de uma elevação escarpada - o cabeço de Monsanto (Mons Sanctus) - que irrompe abruptamente na campina e que, no seu ponto mais elevado, atinge 758 metros. Pelas várias vertentes da encosta e no sopé do monte, existem lugarejos dispersos, atestando a deslocação populacional em direção à planície.

Penha Garcia 

As suas origens perdem-se no tempo. Sabe-se que foi sede de município e que D. Dinis doou a vila aos Templários, uma herança que permanece viva no seu quotidiano.

O Castelo Templário, no cimo de uma encosta, oferece a vista ideal sobre o profundo recorte do vale do Ponsul, onde este geomonumento preserva inúmeros vestígios do que foi a vida neste lugar há 480 milhões de anos, quando estas cristas quartzíticas eram um imenso mar. Tempos em que a região estava próxima do Pólo Sul e reinavam trilobites e seus predadores, num impressionante mundo de biodiversidade aquático. Hoje é o "berço" do Geopark Naturtejo, o 1º português, da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.


Idanha - a - Velha 

Da antiga cidade romana, a civitas Igaeditanorum, conservam-se numerosos vestígios entre o modesto casario. Um templo encimando o forum, algumas casas com pátio e, inclusive, um amplo edifício termal público, foram identificados neste meandro desenhado pelo rio Pônsul. No final do Império uma cidade em transformação, amuralhada, adoptou uma nova religião, conservando-se dessa remota época dois baptistérios (piscinas nas quais se procedia ao baptismo). Entre ambos a Catedral (Igreja de Santa Maria) é o magnífico somatório da intensa história desta cidade, hoje Aldeia Histórica.

Salvaterra do Extremo 

A aldeia situa-se nos confins orientais do concelho de Idanha, junto à fronteira com Espanha. Cheia de história, já foi uma importante Vila Templária, com Comenda e imponente Castelo Templário.

Hoje não só preserva este valioso património cultural, onde se destaca a Misericórdia, como nas paisagens envolventes oferece cenários da mais pura beleza. Abrigam numerosas espécies raras e protegidas, algumas em vias de extinção, e um vasto espólio geológico.

Por aqui corre o rio Erges, em profunda e rasgada garganta na dura massa granítica. Admirar os fascinantes Canhões Fluviais do Erges, é descobrir um importante geomonumento do Geopark Naturtejo da UNESCO, memórias de guerras e de contrabando.

As potencialidades turísticas e ambientais, em Salvaterra do Extremo, descobrem-se a cada visita. Não é coincidência que seja justamente aqui que acontece o Eco Festival Salva a Terra, já eleito o mais sustentável de Portugal. É uma organização conjunta da Quercus, Câmara de Idanha-a-Nova e União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo.